Categorias
Sem categoria

Distanciamento ajuda a conter covid-19, mas é preciso reforçar testagem, diz OPAS

O Subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa afirmou recentemente que as medidas de distanciamento são importantes para reduzir a transmissão da covid-19. O alerta foi feito durante entrevista coletiva virtual com várias autoridades da entidade, para tratar do coronavírus nas Américas.

Barbosa argumentou que, além de impor as medidas de distanciamento quando necessário, é preciso que as autoridades revisem sua eficácia, a fim de garantir a adesão das pessoas. Além disso, lembrou que também é crucial fortalecer a capacidade de realizar testes, monitorar a doença, isolar os casos confirmados e tratar os pacientes, a fim de brecar a transmissão.
Também presente no evento, o gerente de Vigilância à Saúde e Controle e Prevenção de Enfermidades da Opas, Marcos Espinal, comentou que os problemas com os testes não são exclusividade do Brasil. “A maioria dos países da América do Sul não testa como deveria”, disse. “A América do Sul precisa aumentar sua capacidade de testagem para a covid-19”. Ao citar novamente o Brasil, Espinal enfatizou a importância de que o País também aumente o número de testes, dizendo que isso neste momento é “crucial”
Espinal também disse que a situação da pandemia de coronavírus no Brasil “não melhorará em uma semana ou duas, há um caminho pela frente”. Durante entrevista coletiva virtual da entidade, Espinal lembrou que a Opas projeta ainda mais casos no País.

Além de dizer que é crucial que o Brasil reforce sua capacidade de testagem para controlar a doença.

Testar Salva Vidas.
Dr. Thanguy Friço CRM ES 6233